sábado, 29 de agosto de 2020

O mundo fake em Arquivo X e a Arte Perdida do Suor na Testa

 

The Springfield Files

"E aí, Fake!"
- Neymar Jr.

Conheci Arquivo X na Rede Record por recomendação de meu velho amigo Alex Quintas, com qual, gratamente, mantenho ainda hoje contato e tento trazê-lo a este blogue como co-autor ou colaborador eventual, sem êxito. Salvo engano, isso foi no ano de 1996. As memórias às vezes nos enganam. Na verdade, nem tenho mais certeza se foi este amigo que a recomendou. Aliás, sobre falsas memórias, o episódio de Arquivo X que aqui recomendarei também possui íntima relação com o tema. Voltando ao assunto... e desde aquele ano, este se tornou um de meus seriados mais amados, juntamente com Monk, Breaking Bad, Família Soprano, Além da Imaginação (série original, não as demais), Twin Peaks e A Sete Palmos. No momento, não ando com saco para conhecer novas produções. Posso estar perdendo boas coisas, mas estou de boa assim.

Estes dias, comecei a rever alguns episódios a esmo no Prime da Amazon. Especialmente os das "novas temporadas" (10º de 2016, 11ª de 2018). Os vi tão logo lançados, graças aos abençoados sites de streaming pirata. Até possuo aqueles dispositivos que recebem centenas de canais, incluindo a Fox. Mas não tenho paciência, mais, para ficar aguardando um programa na hora certa. O problema dos sites é deixarem a desejar na resolução. Assim, foi bom rever as últimas duas seasons nitidamente. O Prime vem se mostrando um ótimo serviço.

Arquivo X sempre nos deu o insólito. Este foi o objetivo. Nas loucas peripécias da dupla do barulho Scully/Mulder, tivemos criaturas bizarras que iam de alienígenas a seres primitivos, fantasmas, vampiros e lobisomens. E, esparsos em algumas temporadas, tínhamos episódios de "alento", por assim dizer. Serviam como válvula de escape à tensão do seriado. Foram momentos de ótimo humor, onde o show parodiava a si mesmo. Às vezes, o objetivo era apenas sair da rotina. E, nessa esteira, tivemos pérolas como as relacionadas a seguir:

  • "War of the Coprophages" (3ª, 12º)
  • "Jose Chung's From Outer Space" (3.ª, 20°)
  • "The Post-Modern Prometheus" (5.ª, 5°)
  • "Bad Blood" (5ª, 12º)
  • "How the Ghosts Stole Christmas" (6ª, 6°)
  • "The Unnatural" (6ª, 19º)
  • "X-Cops" (7ª, 12°)
  • "Hollywood A.D." (7ª, 19º)
  • "Mulder and Scully Meet the Were-Monster" (10ª, 3º)

Além dos acima (os que me vêm à memória), achei bastante divertido "The Lost Art of Forehead Sweat" (11ª, 4º), onde não apenas satirizam a mitologia da caça aos homenzinhos verdes como, também, se debruçam sobre o fenômeno moderno das fake news em massa. Digo em massa porque, hoje, qualquer zé-ninguém pode ser autor de mentiras disseminadas a rodo. Antes do advento da banda larga, apenas grandes emissoras de rádio/TV e donos de jornais/revistas detiveram o monopólio da mentira, edificando fortunas sobre essas práticas. Na trama deste episódio, Reggie "Algumacoisa" aborda a dupla e afirma ter integrado os Arquivos X desde seu início. O que houve? Eles apenas não se recordam. Constantemente, a historia cultural americana estaria passando por reformulações. Daí viriam, por exemplo, nossas falsas lembranças. Nos deparamos, ainda, com o Doutor Eles, sempre à frente de experimentos nesse sentido e, atualmente, contumaz produtor de fake news. Num breve diálogo, Mulder afimar crer na existência da verdade. E, quanto a isso, concordo com ele. Creio na existência de verdades, diferentemente dos relativismos que tentam nos enfiar a fórceps, sem lubrificação, todos os dias. O Dr. Eles também concorda que a verdade exista, mas questiona: "E quem se importa?". E esta pergunta encerra tudo. No mundo onde vivo, observo a verdade lá fora, fatalmente exposta. E percebo que, realmente, ninguém se importa.

The Truth is out there. And maybe no-one cares.

Arquivo X mudou. As duas últimas temporadas retratam o novo mundo, totalmente repaginado e cheio de lacração sobre assuntos supérfluos erigidos a temas de suma relevância global. Minha amada série seguiu em frente e tentou retratar este Admirável Mundo Novo e, ainda assim, continuou excepcional e divertida. Além disso, no episódio ora indicado, ainda prestam homenagem a The Twilight Zone.

Algo que deve ser destacado, antes de finalizar este post, é que a maioria dos episódios bem humorados presente na série se devem ao talento do escritor Darin Morgan, desde sua primeira participação no final da segunda temporada como único roteirista em A Fraude ("Hamburg", T02, EP 20). Ele também já tinha participado do seriado como ator, sendo o humanoide verme conhecido por  Flukeman ("The Host", T02, EP 02) e também o vimos como o metamorfo em Coisa Insignificante ("Small Potatoes", T04, EP20), escrito por Vince Gilligan, veterano dentro do show e também conhecido por ter criado a maravilhosa Breaking Bad. Aparentemente, quem levou Darin ao Arquivo X foi seu irmão, Glen Morgan, também roteirista. Darin se afastou de Arquivo X para integrar a equipe de Millennium, onde também escreveu episódios marcados pelo bom humor.

Se nunca assistiram a Arquivo X, esta é uma boa oportunidade. Se a conhecem, confiram os episódios aqui sugeridos. Salvo engano, também está disponível na horrível Globoplay.

Abraços verdadeiros e até a próxima.

Imagem de meu acervo pessoal.

12 comentários:

  1. Olá Neófito =D.
    Venho acompanhando seu blog faz um tempo. Gosto bastante da forma que escreve seus textos, sempre entrando em um universo mais psicológico (filosófico até, diria) dos livros, séries e quadrinhos, e fazendo paralelos com sua própria experiência. Espero que continue publicando, pelo menos esporadicamente, pois acabo conhecendo bastante do universo dos quadrinhos por aqui.
    Não sei se você é do sertão nordestino, mas creio que seja, pois nas postagens em que tem fotos do quintal da sua casa, parece muito com os quintais de lá. Moro no sudeste, mas tenho raízes no grande sertão. Sei que o pessoal do sertão é bastante caricato, varias peripécias ocorrem nessas bandas. Se possível, escreva algum artigo sobre como é viver nas suas bandas, no sertão, mesmo que não queira dizer onde é, por privacidade.

    Ainda não assisti arquivo X, na verdade, não sou muito chegado em séries, mas irei dar uma olhada nesses episódios mencionados. Os títulos pelo menos são ótimos kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Matheus.
      Fico grato em saber que vc é leitor regular deste espaço. Hoje em dia, blogues quase não despertam a atenção de ninguém, que buscam sempre conteúdo em grandes sites, onde tudo é pasteurizado. Além disso, dentre as pessoas que acessam, nem 5% comenta nada. Aliás, isso é até compreensível, pois a maior parte de acessos, hoje, é por dispositivos móveis. E é chato comentar algo em espaço tão diminuto e teclado virtual. E, às vezes, não há nada mesmo a se comentar.
      Boa observação quanto ao solo de meu quintal. Não sou sertanejo, mas há uns 15 anos resido no vasto sertão piauiense, por questões profissionais e, depois, pessoais mesmo. Mas o sertão sempre foi presente em minha vida porque, mesmo estando na zona da mata e no agreste, é algo muito presente em todos nós.
      Infelizmente, ando sem grandes aventuras. Nem todos têm a vida de Chicó ou João Grilo (rs). Minha vida está pacata. Até possuo algumas atividades mateiras, mas todas tranquilas e com bastante segurança. Nunca tento enfrentar as forças da natureza...
      Estou afastado de TV há anos. Vejo poucas séries novas. Está se tornando algo bem raro, mesmo. Sobre esses episódios, não sei se farão tanto sentido para vc, por desconhecer a série. Mas, por outro lado, podem acabar sendo a porta de entrada, sua, para o seriado.
      Abraços!

      Excluir
  2. tenho um box com as temporadas e pelo menos um 1 filme em dvd, vou dar uma olhada até
    uma serie que queria assistir é Millennium (TV Series 1996–1999), mas ainda nao achei completo
    arquivo x é uma boa lembrança da infancia
    saiu muita coisa em quadrinhos e livros, mas não teria paciência para ler tudo
    é irritante o fato de a "verdade" nunca vir a tona

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Scant.
      Tive toda a série Millennium, com ótima resolução, baixada por torrent. Legendas impecáveis. Estava num HD externo. Se ainda tivesse, tentaria dar um jeito de te enviar.
      De certa forma, a verdade em Arquivo X veio em pedaços. Dá para montar um mosaico parcialmente regular. Mas foi bom não tentarem entregar tudo bem polido. Acho que perderia a graça. E acho tb que nem eles sabia como amarrar tanta ponta solta.
      E, além disso... quem se importa? rs
      Abraços!

      Excluir
    2. acabei achando depois de comentar. dei sorte
      "E, além disso... quem se importa? " - verdade

      abs!

      Excluir
    3. Aproveite. Foi uma boa séria. Mas meio cansativa. Eu não a veria integralmente novamente. Na verdade, não veria nenhuma série mais, integralmente, duas vezes. Família Soprano, para mim, foi o melhor da TV. E acho que nunca verei tudo de novo. Abç!

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de assistir a Twin Peaks, Arquivo X e Twilight Zone mas sempre acabo ficando com a cara no meio dos livros e fugindo das séries. Só vejo elogios a Arquivo X por vários motivos, como originalidade, por exemplo. Mas conheço pouco.

    Abraço ♥
    Larissa - Blog: Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, garota.
      Sou suspeito para sugerir que assista porque, realmente, adoro esses seriados. Mas creio, mesmo, que você encontrará, neles, narrativas tão boas quanto em livros de terror e suspense.
      Serve, também, para mudar de ares...
      Abraços!

      Excluir
  4. Poxa, que lembrança boa. Vi a recentemente a série toda com meu guri em streaming e com minha mãe e irmã na TV aberta e fitas VHS gravadas e assistidas "ad nauseam" na sécada de 90.
    Boa seleção de episódios. Difícil escolher entre tantos mas o meu preferido ainda é Quagmire da terceira (e para mim a melhor) temporada. A história não impacta em nada o cânone da série e pode ser encarada como mais um "monstro da semana" mas o diálogo entre Mulder e Scully enquanto ilhados na rocha, as referências a Moby Dick (a verdade buscada a todo custo por Mulder/Ahab), a conversa/autoanálise toda sobre a perna de madeira me marcaram muito. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Pateta.

      Falando em VHS, não sei se vc recorda que era comum o lançamento de episódios duplos em VHS, como se fossem filmes. Cheguei a locar alguns nos primeiros anos de minha graduação. Tempo difícil, onde o acesso a informação ainda era tão precário.

      A criptozoologia vez ou outra dava as caras no seriado. Este episódio citado por vc é nostálgico. Ao menos para mim, sempre recordei bastante daquele final. Se vc assistir ao ep "Mulder and Scully Meet the Were-Monster (10ª, 3º)", citado acima, verá o mesmo casal de noiados que apareceu em Quagmire, ambos coroas e ainda noiados, em busca de psicotrópicos pelo vasto interior americano. Acho que é o mesmo casal. Tenho quase certeza.

      As novas temporadas serviram para isso: tributo à mitologia, recordação de episódios mais famosos. Gosto quando, num dado momento, Fox e Dana estão no escuro e dizem que chegou a hora de, finalmente, usar as lanterninhas. rs Aí cruzam os feixes formando um X. Ou do som emitido pelo celular de Fox, executando a vinheta de abertura. Pequenas coisas assim...

      Arquivo X marcou uma época. As 8ª e 9º temporadas deixaram a desejar. Mas isso não ofuscou o conjunto.

      Abraços!

      Excluir
  5. Ainda possuo um aparelho Blu-ray e volta e meia coloco alguns discos para matar as saudades dos velhos tempos. Eu tenho essa mesma coleção com as 09 temporadas. Infelizmente não pude adquirir a 10ª temporada na época do lançamento e hoje estou penando para conseguir o DVD ou o Blu-ray que no momento estão esgotados. Apesar dos diversos pedidos na Amazon eles nunca relançaram a 10ª temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa sina por colecionismo nos tira o sossego. Relaxei quanto isso. Deixarei minha coleção assim: inconclusa!

      Excluir

Comente ou bosteje.