sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Graphic MSP n.° 07: Penadinho - Vida




Acompanho os álbuns do selo Graphic MSP e já elaborei diversas postagens a respeito (links abaixo). Gosto de ver os personagens da Turma da Mônica em traços e roteiros diferentes. Ontem, li Penadinho - Vida, HQ do casal Paulo Crumbim e Cristina Eiko (roteiro por ambos, desenhos por esta última e colorização pelo primeiro). O preço da capa dura é acima de R$ 30,00, mas comprei por R$ 20,00 na Saraiva. São oitenta páginas em papel tipo cuchê numa belíssima arte colorida. Destaco, sobretudo, a luz azulada que emana dos personagens espectrais, inclusive com reflexo noutros personagens e no cenário.

Além da arte e do caprichado acabamento, o que há na HQ? Nada de mais. Dentre todas as publicações do selo, esta foi, até o momento, a mais sem conteúdo. Serve para entreter, passar o tempo. Não é uma história burra; porém, dispensável. A trama não envolve. O mote é interessante: Alminha reencarnará e Penadinho precisa dizer que a ama antes disso ocorrer, não sem antes empreender uma curta aventura para resgatar sua amada de um bruxo maluco. Mas, além disso, tudo parece uma série de bobos subterfúgios para encher linguiça e completar o número de páginas. Aliás, nem o mote é ideia original dos autores; conforme constatamos nos extras, foi item pautado pelo próprio MSP. Acredito que a sede de regramentos dos estúdios tornará, aos poucos, este selo especialíssimo algo trivial, insosso e até tão babaca quanto os quadrinhos mensais da fase Panini.

As referência culturais são pobres, simplórias. E praticamente não há referência à mítica da Turma, como fizeram no título Laços, por exemplo. Acredito que, se os autores já leram HQs do Maurício, foi apenas na infância. Devem ter feito uma pesquisa superficial. Nem a investigação mística teve nada de mais, como as menções ocultistas a nomes de personagens: Crowley, Amaimon e Pazuzu. Uma das menções, até onde vi em sugestão numa postagem perdida de Facebook, viria da obra Clarissa de Érico Veríssimo. Mas parou basicamente no nome. Outra sugestão, penso, está nos quadrinhos Vertigo: da mesma forma que o mago Roderick Burgess em Sandman aprisiona Sonho numa redoma de vidro, o mago Crowley mantém almas detidas no mesmo sistema, em sua mansão. Foi o que me pareceu...

Não me estenderei mais acerca deste álbum porque não vale a pena. Recomendo não comprá-lo, exceto se você estiver com muito dinheiro livre, sem opção de leitura (o que é impossível) ou for grande fã dos personagens da Turma ou do Penadinho, especificamente.

P.s.: Esta postagem é republicação de meu antigo blogue. Li esta HQ em junho de 2015, logo após seu lançamento. Atualmente, não compro mais quadrinhos do MSP por diversos motivos esmiuçados noutras postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou bosteje.