segunda-feira, 2 de julho de 2018

Clube da Luta de Chuck Palahniuk



Marla Singer. Se eu tivesse um tumor, é assim que iria chamá-lo.

Sempre enxerguei adaptação literária para o cinema com parcimônia. É natural que, ao levar obras escritas às telas, boa parte dos aspectos subjetivos (ou adjetivos) se percam, havendo mais ênfase na ação. Cinema é movimento, imagem; literatura, introspecção. Mas há casos onde o filme se mostra bem superior à publicação original e os roteiristas merecem boa parte do crédito por isso. Um desses casos é o Clube da Luta de Chuck Palahniuk, o qual só li semana passada, conquanto tenha visto o filme desde o lançamento.

O livro não é ruim. Longe disso. É bom, mas o filme deu nuances mais interessantes e conseguiu até mesmo dar maior dimensão introspectiva ao protogonista anônimo do que o próprio Palahniuk o fez. Há pequenas discrepâncias, claro, como o fato de se abordar a família de Marla Singer, por exemplo. Outro ponto que me chamou atenção é que não existem aqueles diários lidos no porão da casa na Paper Street, onde um cara afirma que é "o mamilo de Jack" ou "a raiva reprimida de Jack", o que nos dava a entender que o protagonista havia escrito aquilo tudo quando assumira a personalidade de Tyler Durden, ou quiça até anteriormente. No livro o artifício é dado pelo personagem Joe, onde o corpo humano era apresentado a crianças de forma didática, o que não fica a mesma coisa nem nos deixa com aquela pulga atrás da orelha sobre qual seria o nome real do narrador e como suas múltiplas personalidades foram desenvolvidas.

Há sacadas e frases brilhantes no cinema que não existem no livro, como por exemplo a citação em epígrafe a esta postagem. São detalhes assim que nos indicam como uma produção cinematográfica merece realmente ser admirada. Algo similar ocorreu com Forrest Gump, onde, a partir de um livro mediano, obteve-se aquele filme fenomenal.

Salientamos: Clube da Luta possui nota 8.8 no IMDb, o que não é pouco. Isto o coloca entre os dez melhores filmes realizados, ao menos de acordo com a avaliação de todos os cadastrados para fins de avaliação e crítica e seria, logo, a maior realização de David Fincher, cara de filmes como Seven, Garota Exemplar e A Rede Social no currículo. Desde seus videoclipes percebemos o elevado nível de seu trabalho. Como exemplo, cito sua direção em Who Is It?(Michael Jackson), Janie's Got A Gun (Aerosmith) e Express Yourself (Madonna).

Voltando ao livro... A edição que comprei foi a capa dura da LeYa com a tradução já consagrada de Cassius Medauar, miolo em papel pólen soft em boa gramatura, ótimo para se ler sem cansar a visão, fontes generosas e espaçamento satisfatório. Em tempos de jovens da geração toddynho brincando de revolucionários com seus iPhones e tênis caros, é uma leitura recomendada para se ver o que poderia ser uma revolução de verdade, feita por gente sem medo de chafurdar no lodaçal e disposta a, talvez, tornar este mundo um lugar ainda pior.

Minha edição encerra-se com o posfácio onde Chuck Palahniuk expõe um pouco das proporções que sua obra tomou após o filme. É interessante perceber como a relação entre um escritor quase anônimo e os leitores muda após a ajudinha de roliúdi, criando uma espécie de gratidão e ressentimento.

Por último, nesta postagem, achei legal compartilhar um vídeo-tributo amador ao filme, aos uivos de The Pixies. Venho me sentindo meio estranho dos miolos há um longo tempo. Não sei se é início de demência. Percebemos quando estamos enlouquecendo? Where is my mind? "Eu sou o sentido de rejeição inflamada do Jack", apenas.



4 comentários:

  1. Nossa, é raríssimo o filme ser melhor que o livro! O único exemplo que me vem à mente, na minha opinião, é O Sr. dos Anéis.

    ResponderExcluir
  2. De Palahniuk só li o sobrevivente, mas o filme do clube luta nunca esquecerei. Muito do que é dito no filme ressoa em mim como verdade libertadora.

    Essa edição realmente parece que ficou muito bonita. Palmas para Leya!

    baç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ando comprando quase nada. Esse capricho editorial me fez comprar. Ia ler em epub.
      Do autor, ainda quero ler a hq sequência ao romance.

      Excluir

Comente ou bosteje.