segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Púrpura


"Acho que Deus irrita-se quando você passa pela cor púrpura em um campo e não a percebe."

De Shug Avery para Celie em A Cor Púrpura

6 comentários:

  1. Que quote mais bonito. *-* Assisti ao filme A Cor Púrpura na escola quando adolescente e me lembro que mexeu muito comigo. Fiquei sabendo que tem um livro e espero poder ler a obra em breve. Com certeza foi um filme que marcou na minha memória. Me deixou um pouco chocada e refletindo sobre por muito tempo.
    Ah, quanto ao meu último comentário: gosto de vir aqui para conversar sobre temas porque sei que mesmo que discordemos em alguns tópicos, conversamos sobre sem problema algum, o que é ótimo. Atualmente, na internet, é bem comum ser atacado por não concordar com o ponto de vista de alguém. Algo comum e triste.
    Enfim, tenha uma boa semana.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "mesmo que discordemos em alguns tópicos, conversamos sobre sem problema algum"

      Sempre. Nunca foi de minha natureza descambar para agressão. Seja sempre bem vinda e torço para que, aqui, se expresse como quiser, especialmente quando discordar 100% de algo. E falo isso não para eu ficar "bem na fita". É que foi justamente prestando atenção em pontos de vista contrários ao meu que, no decorrer dos anos, mudei bastante em algumas maneiras de ver o mundo.

      "Fiquei sabendo que tem um livro"

      Inclusive há uma edição antiga muito bonita do antigo Círculo do Livro. É um livro pequeno, poucas páginas. Alice Walker é lésbica e daí sua prosa sobre o amor entre duas mulheres em meio a dor de uma época cruel.

      Spielberg enfrentou algumas problemas na pré produção porque tratava-se de um branco dirigindo uma história sobre negros americanos, e isso não pegava bem dentre alguns ativistas. Loucura, né?

      Abraços e ótima semana também.

      Excluir
  2. "A Vida Secreta das Abelhas" recordo que em um blogue seu havia uma bela resenha sobre este filme.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante de 12 anos de escravidão. Mas o que mais atrai em A Cor Púrpura é a dor causada entre o próprio remanescente escravo. É mais ou menos como o Zumbi dos Palmares brasileiro, o qual não valia muita coisa, só pensava em seu próprio umbigo e acabou por se tornar, ele mesmo, uma espécie de senhor de escravos. Ou o que vejo na minha cultura local: Cangaceiros que, na verdade, apenas tornavam a vida dos sertanejos mais sofrida, roubavam pequenos produtores, estupravam meninas de roceiros e, no fundo, tinha medo de enfrentar grandes e poderosos latifundiários.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. se tivesse uma moça bonita dessas da foto, sempre perceberia o púrpura

    abs!

    ResponderExcluir

Comente ou bosteje.