domingo, 15 de setembro de 2019

Greg: O Contador de Histórias [ HQ de Marcio Gotland ]


Hoje vi a entrega do 31° Troféu HQMIX ao colega Marcio Gotland por sua Greg: O Contador de Histórias, premiada na categoria Minissérie. Fiquei feliz por isso porque gosto de seu trabalho, acompanhei muito de suas realizações no site e estive presente no parto da primeira mostra de Greg, quando recebi de presente (e que belo presente!) o mini formatinho das primeiras páginas da história Mandrágora. Depois, pude participar de financiamento coletivo para outros exemplares, os quais me chegaram sempre acompanhados de artes originais, prints e marcadores de páginas (v. imagens ao final desta postagem).

Não sei bem como explicar. É certo que o trabalho presente nas edições do crowdfunding é fantástico não apenas no conteúdo, mas igualmente no acabamento: impressão em ofsete com papel de boa gramatura e capa num cuchê meio cartonado. E tudo no formato canoa, pelo qual tenho bastante carinho. Mas o primeiro exemplar de "teste", o tal do mini gibi acima falado, tornou-se um dos mais preciosos exemplares mantidos por mim na coleção.

Como dito esses dias, encontrei várias postagens do blogue anterior no Wayback Machine graças à dica do parceiro Estante Nerd. E, entre o resgatado do blogue náufrago, estava a postagem que elaborei ao ler Greg pela primeira vez, em 16 de dezembro de 2014. Esta, pois, é a transcrita a seguir e, desde já, felicito novamente este grande autor de histórias em quadrinhos.
"É que precisamos de histórias para alimentar a imaginação. (...) Foi o calor de histórias contadas à beira do fogo de lenha que acolheu nossos ancestrais e lhes deu esperanças para prosseguir."
Gotland é uma ilha sueca. Saber disso faz parte de meu acervo cultural inútil e não tem nada a ver com esta postagem! Vamos ao que importa: hoje, recebi e li as primeiras páginas da webcomic Greg: O Contador de História. O autor: Marcio R. Gotland. Conheci seu trabalho por meio de seu site. Sempre gostei de admirar suas ilustrações; os trabalhos como colorista, especialmente, me chamaram atenção. Depois, passei a conhecer mais de sua arte e manejo com pincéis, canetas e tintas. Ele vinha preenchendo um "quase" sketchbook interessante regularmente, com temas diversos por página; pena que, aparentemente, pausou estas experiências. Enfim... virei fã. E fiquei contente quando recebi o livreto com as primeiras páginas de sua empreitada quadrinística.

Greg é, essencialmente, alter ego do autor (acho). De certa forma, foi um personagem encontrado pelo Marcio para nos contar histórias fantásticas. Greg pode não aparecer fisicamente, mas está presente nos recordatórios e nos balões de diálogos; e, claro, dando forma à arte minuciosa de Marcio Gotland neste ofício nobre: contar histórias. É que precisamos de histórias para alimentar a imaginação. Não importa se as pessoas satisfazem essa necessidade quase vital em grossos romances com linguagem rebuscada, telenovelas ou nos gibis. Mas a busca por conhecimento e entretenimento por meio de narrativas existe desde os primórdios da linguagem: gestual, oral, escrita. Foi o calor de histórias contadas à beira do fogo de lenha que acolheu nossos ancestrais e lhes deu esperanças para prosseguir. Ao menos, é o que penso.

De acordo com o autor, Gregório apareceu, primeiramente, num livro por ele escrito, ainda em fase de revisão. Posteriormente, foi lhe dada a possibilidade de nos narrar uma webcomic. Será publicada uma página por semana na fanpage e no portal Outros Quadrinhos. O gibi impresso é edição limitada de pré-lançamento. O trabalho gráfico ficou excelente. É um gibizinho lindo, com miolo em papel de boa gramatura, gostoso de se pegar. A impressão é ótima. A capa cartonada de meu exemplar ainda possui uma simpática sobrecapa com impressão metalizada. A arte detalhada do Marcio merece formato mais generoso, claro. Só que, como forma de divulgação para uma HQ digital, o mini formatinho ficou muito bacana. Acredito - e torço para isso - que, finda a execução do projeto no meio eletrônico, tudo seja editado em maior formato para venda.

As primeiras páginas impressas são da história Mandrágora, onde somos apresentados a quatro cavaleiros cuja missão é combater um imberbe déspota manipulado por uma entidade sombria, no reino onde "O Sono" precisa ser evitado com certo composto, a fim de que as pessoas não sejam dominadas pela vontade do enigmático monarca e da força oculta que, possivelmente, o auxilia. Pena que, concluída a leitura dessas primeiras páginas, fiquemos com água na boca por mais, pelo desfecho da trama. Agora, é acompanhar a publicação digital. Ao curtir a página, lembrem-se de marcar "receber notificações", pois só assim o Facebook enviará regularmente o conteúdo ao seu feed. Ao menos, acho que é assim que está funcionando há uns meses.

Extremamente grato pelo presentão, Marcio. Como antigo leitor dos quadrinhos nacionais (em especial os de terror e os independentes), sinto bastante prazer em ter esse livro na coleção.












2 comentários:

  1. bela coleção

    "artes originais" - já pensei em colecionar isso, mas nunca achei uma maneira prática e não absurdamente cara de fazê-lo

    bons tempos quando brindes e mimos eram algo normal para agradar o leitor

    abs!

    - Scant

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tentei entrar nessa. Como vc mesmo disse, caro demais. Sem contar que moro no ânus do mundo e precisaria comprar caro tudo, já que não posso ficar indo a eventos em grandes centros, onde sai tudo mais em conta. Abraços!

      Excluir

Comente ou bosteje.