domingo, 19 de maio de 2019

HQs independentes e Jornal de Histórias em Quadrinhos [ selo Beleléu, REPUBLICAÇÃO de postagem do blogue anterior ]


Beleléu é um selo carioca de publicação independente, com ênfase em artes gráficas. Conhecia algumas publicações, especialmente aquelas disponibilizadas gratuitamente on line. Mas nunca comprava nada, até esses dias. Os preços estavam bons, com frete grátis na loja virtual, e estava mais do que na hora de investir um pouco no trabalho bacana desses caras, além de trazer para a coleção mais títulos nacionais. Quem conhece este blogue, sabe que procuro dar atenção especial a títulos nacionais independentes, pois, selecionando bem o que comprar, dificilmente me arrependo. Além disso, dou mais relevância ao material impresso, pois - para mim - o papel, o livro enquanto objeto tátil, é insubstituível.

Parte significativa dos livros que saem pelo Beleléu são graficamente respeitáveis. Mesmo nos formatos mais simples, no menores livrinhos, há zelo aparente editorial e gráfico. De todas as aquisições, o mais "luxuoso" - por assim dizer - é Friquinique: 20,0 x 23,0 cm, 192 páginas, capa dura com sobrecapa pôster, marcador de página em tecido e papel de boa gramatura (pólen bold 90 g/m³). Friquinique é obra de oito mãos: Eduardo Medeiros, Elcerdo, Rafael Sica e Stêvz. Um dos livros independentes mais bonito que possuo. A dust cover é um entrelaçado de desenhos de Stêvz; as ilustrações das capas, em prata, são de Rafael Sica, e reproduzem frente e verso de um monstrengo. As publicações do selo não são apenas de HQs. São, também, dedicadas à ilustrações e trabalhos gráficos em geral.

Ainda um pouco mais acerca de Friquinique: é um livro sobre o bizarro, o freak. Mas não aquele esquisito exposto em circo ou em eventos médicos. São os estranhos em seu cotidiano que os autores mostram em seus cartuns e quadrinhos (em geral, curtos, com algumas historinhas mais longas encartadas em páginas menores - mini gibis -, dentro do volume). 

Junto a meu pedido, chegaram, gratuitamente, um número de Suplemento- Jornal de Histórias em Quadrinhos - e o libreto Tension de la passion vol. 1 (a experiência quadrinística mais legal que li este ano). Nas imagens abaixo, dei mais destaque ao jornal, pois achei a ideia interessante e os caras fizeram um belo trabalho. Além de entrevista e resenhas, o pasquim trouxe muitas páginas com publicação de quadrinhos e desenhos. O Suplemento que me enviaram é o primeiro número. Espero que venham outros. É um periódico que eu, provavelmente, assinaria. Os responsáveis pela edição são: Heitor Yida, Luis Aranguri, Mateus Acioli e Victor Gáspari. Dentre as boas HQs publicadas no jornaleco, gostei especialmente de: A filha do feiticeiro, Papo de bar e Estava a velha em seu lugar.

Ficam as sugestões. Abraços e até a próxima.





2 comentários:

  1. sempre admirei sua persistência em colecionar gibi nacional
    o bom é ver esses posts sobre quadrinhos que nunca ouviria falar de outro modo
    alguns continuam disponíveis:
    http://beleleu.iluria.com/

    abs

    ResponderExcluir

Comente ou bosteje.