sábado, 4 de maio de 2019

Coleção Desenhos de Humor de 1968: Siné e Jaguar



Não sei quantos números teve a Coleção Desenhos de Humor da editora Civilização Brasileira. Só conheço dois - os que possuo em minha coleção: Átila, Você É Bárbaro, de Jaguar; e Siné & Cia, de Siné. São brochuras com formatos diferenciados, com miolo de excelente qualidade (não é à toa que resistiram tão bem ao tempo, já que fora editados em 1968).

Átila, Você É Bárbaro reúne dezenas de cartuns de Jaguar, meu grande, velho e pinguço cartunista. Adoro o traço quase diletante desse senhor e seu quase ilimitado leque de temas, desde os mais pueris aos mais sacanas, sem quaisquer pudores. O prefácio é de Paulo Mendes Campos, onde ele, de maneira breve, expõe interessante pensamento acerca do ser humano observado pela ótica do humor. O meu exemplar é o número 1036 e foi comprado em sebo. Ao abri-lo, uma grata surpresa: possui dedicatória do próprio autor. Esse tipo de coisa me faz pensar: o que se passa pela cabeça das pessoas que dão fim aos livros do parentes dessa forma? Acredito que este livro pertencia a uma "dama" admirada pelo Jaguar (veja a dedicatória abaixo). Talvez tenha falecido e algum parente - filho, talvez - vendeu tudo no metro a algum livreiro. Ou talvez eu esteja imaginando tudo errado e essa obra foi roubada. Deixemos os devaneios de lado.

Siné & Cia reúne uma série de desenhos feitos pelo famoso cartunista francês Maurice Sinet em sua estada no Brasil. Cada desenho é protagonizado pelo Tio Sam e, sob a imagem, uma palavra afim que tenha "cia" em sua composição. Essa C.I.A., claro, é uma referência à agência de inteligência americana. O volume já começa com uma dedicatória explícita: "Ao Tio Sam, com toda a minha antipatia". O trabalho é muito bacana. O conjunto dos desenhos forma uma painel divertido. O cara foi feliz nessa empreitada. Pelo lado ideológico, entretanto, uma tremenda babaquice. Um francês elaborando cartuns onde o Tio Sam demonstra todo o seu desrespeito por negros, latinos e pobres? Logo um francês? E com direito a Fidel Castro e o outro terrorista Guevara dando lições ao imperialismo gringo! Hoje, isso seria coisa de desmiolado, que vive no mundo do pirulito, convivendo com duendes. Mas O.K., os tempos eram outros. Hoje, descobrimos que não existem bandidos e mocinhos em matéria de disputa pelo poder. Tudo é mera... disputa pelo poder. Aqueles "guerrilheiros" com pinta de intelectuais que instituíram até lei marcial em seus grupos não buscavam democracia contra regimes de exceção, por exemplo; eles queriam apenas o poder para eles, para instaurar a ditadura deles. Mas sei que essa conversa não vem ao caso, aqui.

Em resumo: são livros excelentes. Realmente, uma coleção de desenhos de humor que merecia mais volumes. Quando leio estes livros, penso na tristeza que é a morte do cartum, em nossos dias. Dá para encontrar estas obras em sebos facilmente, a preços variáveis.


2 comentários:

  1. "Siné & Cia " - finalmente li (achei uma edição deteriorada em uma feira de livros foi barato)

    achei legal, criativo e continua atual me vários momentos (parece que o mundo não evolui)

    se Maurice Sinet estivesse vivo, continuaria "surtado" com mundo de hoje

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Scant.

      Tive sorte de achar estes livros em sebo, a preços módicos.

      Esses cartuns fazem parte de nossa História. Mesmo enviesados para lados românticos, onde o mundo pequeno burguês é cruel e a Justiça encontrar-se-ia na absoluta planificação econômica, com pequenos empresários fuzilados em praça pública e burocratas endeusados, fizeram nossa história do humor e da nona arte. Devem e merecem ser lidos.

      Se Maurice Sinet estivesse vivo, estaria enchendo o saco. rs

      Abraços!

      Excluir

Comente ou bosteje.