quinta-feira, 4 de abril de 2019

Dylan Dog e Dampyr


Sem dúvidas Tex é ícone absoluto da Sergio Bonelli Editore. Contudo, não podemos negar que, entre aficionados por quadrinhos de estirpe ianque, cinco títulos são os que mais se destacam: Dylan Dog, Martin Mystère, Nathar Never, Dampyr e Mister No. Aliás, o primeiro é o título mais vendido da editora até mesmo no reduto italiano, chegando a marca de um milhão de exemplares entre inéditas, especiais e republicações. Ah, isso ao mês! Há algum tempo, a fantástica HQ Julia Kendall também vem se destacando. E, entre essas personagens, vez ou outra rola crossover, a exemplo da excelente Dylan Dog & Martin Mystère – Última Parada: Pesadelo (no Brasil pela Record).

Há uma distinção grande entre todos os personagens acima. Vejamos, por exemplo, Dyd e Dampyr. Este está inserido constantemente em um universo fantástico por natureza. Afinal, Harlan Draka é mestiço: filho de vampiro e humana. DyD é um sujeito quase normal. Não sabemos bem acerca de sua natureza e se ele realmente está vivo desde os eventos obscuros sucedido no galeão, há três séculos. Contudo, no dia a dia, ele se apresenta apenas como um cara normal precisando angariar uns trocos para quitar as contas da casa onde habita com Groucho. Ele está em contato com o insólito: mortos-vivos, cidades eternas, bruxas e lobisomens e até mesmo vampiros saídos da tela do cinema (literalmente, aliás!). Mas DyD lida com pequenos horrores do cotidiano: a violência doméstica que leva à morte uma criança por espancamento, um pequeno inglês que mata na fila do banco porque foi mal atendido, atos de racismo (inclusive reverso) ou o amor do passado (Bree Daniels) agonizando vitimada pela Aids, entre outras coisas.

Esses dois personagens - meio distintos, meio similares - se encontraram numa aventura ainda inédita em terras brazucas - onde, infelizmente, parecem não vingar por muito tempo. Contudo, o canal DELMAK-O STUDIOS - indicado por mim recentemente e que, torçamos, encontre vida longa - publica em duas parte esta aventura.

Na trama, o Investigador do Pesadelo parece se envolver por acidente num imbróglio vampiresco capitaneado por Dampyr, enquanto acompanhava mais uma de sua aventuras amorosas na noitada. Sem muita demora, tomamos conhecimento que o encontro, ali, não se deu ao acaso, considerando a presença do misterioso John Ghost, Agente do Caos a serviço da Rainha e das forças tenebrosas que a esta envolvem. Assim, quase sem querer, Dylan se mete numa batalha milenar entre dois poderosos senhores da noite, o Reino Unido, uma bela vampira, Dampyr e, claro, John Ghost. 

A nova série de DyD não é muito boa. Sejamos francos: fica bem aquém da primeira fase. O novos personagens (Inspetor Carpenter e Sargento Rania, enfiados goela abaixo nos leitores) são insossos. Dampyr não é lá essa grande criação da nova arte. Contudo, esta HQ pode lhe garantir bons momentos de entretenimento. Enjoy it!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou bosteje.