quarta-feira, 6 de março de 2019

A Biblioteca: Uma História Mundial


O personagem central de O Nome da Rosa não é o monge detetive Guilherme de Baskerville nem tampouco Adso de Melk, então noviço à época dos eventos e que, já idoso, nos narra toda a história mirífica ocorrida num remoto mosteiro cujo nome lhe pareceu prudente omitir. O protagonismo fica por conta da imensa biblioteca cuja arquitetura remete aos labirintos clássicos. Não apenas neste, mas em diversos romances de Umberto Eco, o conhecimento e a maneira de manipulá-lo são o mote para suas tramas.

Mantive, na adolescência, uma relação íntima com bibliotecas. Residia próximo à feira livre na cidade de Caruaru - PE, onde ficavam as melhores bibliotecas de acesso público, como a do Sesc e a existente na Casa de Cultura José Condé. Esta última era fantástica, com um maravilhoso acervo de livros raros que pertenceram aos escritores José Condé e Álvaro Lins. No início, podíamos circular livremente entre as estantes e foi assim que, por mero acaso, acabei tendo contato com muita coisa boa. Depois, a biblioteca passou a utilizar o sistema de balcão, onde o livro precisa ser solicitado a um funcionário. Bons tempos... Na verdade, não recordo bem se foram tempos tão bons. Contudo, a recordação daquele momento é boa. A isso, afinal, é que chamam de nostalgia.

Um ótimo romance que também dá ao livro enquanto objeto um papel de destaque, bem como às bibliotecas, é O Clube Dumas de Arturo Pérez-Reverte, adaptado para o cinema como o Último Portal por Roman "Pervertido" Polanski. Nesta obra, tomamos contato com um mundo dos livros raros, seus colecionadores endinheirados e lunáticos - bibliófilos e bibliômanos. As nuances da bibliofilia são realmente instigantes.

Há poucas semanas adquiri o compêndio A Biblioteca: Uma História Mundial, do arquiteto James W. P. Campbell e do fotógrafo Will Pryce. Trata-se de uma obra tanto para leitura linear quanto para consultas esporádicas e leituras eventuais. Como quase toda edição Sesc, é caprichada. São 328 páginas em papel similar ao cuchê de elevada gramatura num baita tamanho de 24,0 x 30,0 centímetros, e capa dura com sobrecapa. Acredito que o sucesso da obra se deve a entregar a quem entende o tema "biblioteca": a um arquiteto. Independentemente do conteúdo depositado em suas estantes, uma biblioteca é sobretudo planejamento de espaço físico, ambiental. Eco - citado acima - deixa isso claro em O Nome da Rosa, ao destacar toda a arquitetura labiríntica onde a abadia trancafiava seus valiosos pergaminhos. O objetivo, ali, era impedir o livre acesso às obras, de maneira que apenas o bibliotecário e seu assistente soubessem, por bastante treino e memorização, onde encontrar cada obra requisitada.

Aos amantes de papel impresso e que tiveram a oportunidade de frequentar bibliotecas (espaço em extinção), recomendo bastante esse compêndio o qual, para mim, serve como extensão da edição Livro: Uma História Viva de Martyn Lyons, da editora Senac São Paulo, outrora brevemente resenhado por mim no antigo blogue.

Abraços e até a próxima.








4 comentários:

  1. Esse filme é muito bom
    Gostei do livro, cheio de história e feito com bom gosto
    Merece um lugar na estante

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Merece um lugar na estante"
      Me atraiu sobretudo pelo capricho gráfico e acabamento.
      Abraços!

      Excluir
  2. Cravaram uma série O nome da rosa com 8 episódios, foi lançada esse ano, é muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia disso. Grato por compartilhar. Ando meio sem paciência para seriados. Mas oito episódios dá para suportar, especialmente se for mesmo boa.

      Excluir

Comente ou bosteje.