sábado, 25 de agosto de 2018

E este coração ardente é o seu coração


Vide cor tuum / E d'esto core ardendo / Cor tuum
Vide Cor Meum de Patrick Cassidy

Magoado e só, / - Só! - meu coração ardeu: 
/ Ardeu em gritos dementes
Epígrafe de Manuel Bandeira

Hoje meu açougueiro me presenteou com um coração. Não somos gays. Isso não significa nada, a não ser estima pelo cliente fiel. Estava comprando carne para o churrasco de sábado (costela de bode, picanha bovina e linguiça toscana) e, na saída, ele fez: "toma de presente". Era um baita coração pesando, suponho, 1,3 kg (vide imagem acima). Gosto de miúdos e esse coração, mais tarde, estará sobre a grelha em meu quintal. Aliás, gosto tanto de rejeitos que, de ontem para hoje, deixei preparada uma panelada no fogo à lenha: bucho, tripas e alguns pedaços de ossos das articulações, com bastante cartilagem.

Quando faço esses pratos me pego pensando porque miúdos são tão baratos ao ponto de os ganharmos do açougueiro? Para mim, são iguarias. Um boi gordo adulto ultrapassa facilmente a tonelada. E dentre tanta carne, músculos e ossos, temos apenas um coração em torno de um quilograma. E essa pérola dentro da grande ostra (que metáfora infame!) não vale nada. O Brasil é realmente um país de gente trouxa cheia de preconceitos alimentares. Para quem não conhece a matança de bichos, destaco ainda que os matadouros pagam pelo gado apenas seu peso sem cabeça, pés, couro e vísceras. Daí o nome "rejeito" para miúdos, que geralmente são ofertados em espaços de feira e não em grandes casas de carnes.

É isso. Bon appétit.


Gnarls Barkley - Who's Gonna Save My Soul from Chris Milk on Vimeo.

6 comentários:

  1. acho que os rejeitos são uma questão de costume assim como não comer carne de cavalo.

    sempre soube que você tinha coração.

    abs!

    ResponderExcluir
  2. P.s: já pensou em participar do ranking de avaliadores da amazon?

    https://acervost.blogspot.com/2018/06/amazon-e-ranking-de-avaliadores.html

    ResponderExcluir
  3. O máximo que chego perto, é da dobradinha, não sei se no resto do Brasil usam outros nomes. É com o bucho do boi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Ozy! Neófito tb é gastronomia.

      Também chamamos de dobradinha em alguns Estados aqui. Outro nome popular é "panelada" (PI, MA e CE, por exemplo). Adoro bucho. Gosto tanto de vísceras que devido a isso, hoje, tenho problema de saúde pelo ácido úrico e preciso fazer dieta.

      Abraços!

      Excluir

Comente ou bosteje.