segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Cachimbo de metal em torno mecânico


Sou um aficionado por coisas do tipo "faça vocês mesmo". Gosto de ter e de usar ferramentas. Nenhuma loja, para mim, é tão atraente quanto as de ferramentas, ferragens, parafusos, máquinas agrícolas e similares. Talvez por residir há anos numa pequena cidade onde prestação de serviço é quase inacessível, tive que me virar nos trinta. No começo, mas por necessidade, mesmo. Hoje, por prazer. É gratificante colocar furadeira, chaves diversas e serrote para trabalhar e, assim, obter resultados satisfatórios. Um homem que não conserta o máximo de coisas dentro de casa é um sujeito pela metade - penso.

Há canais interessantes sobre o assunto no Youtube. E outros que vão além, com grandes profissionais do metal, madeira ou couro realizando belas obras de arte bastante funcionais. Também me interessam os de cutelaria, conquanto eu nunca tenha tentado fazer uma faca. Entretanto, gosto de ter facas e as uso bastante para cuidar de bobagens em meu pequeno quintal ou quando vou à roça. Para defesa pessoal e necessidades diversas, também sempre ando ao menos com uma faca ou canivete.  Assisto a canais como o do DiResta pelo prazer de admirar a execução de um belo serviço, e não porque vou tentar fazer algo daquele porte.

Há algum tempo também acompanho o canal do Engineer BrunS, essencialmente sobre trabalhos realizados em torno mecânico. Considerando minha paixão por tabaco, cachimbos e trabalho manual em geral, é gostoso demais ver o cara produzindo um cachimbo artesanal. Assim, achei interessante compartilhar o vídeo acima e falar um pouco sobre ele.

No trabalho foram utilizados o seguintes materiais: duralumin, titânio, latão, cobre e ebonite. A peça remete a um cilindro automotivo, similar aos que fez a Porsche com sua linha de cachimbos. As reentrâncias no fornilho, além da beleza, são funcionais, pois permitem que o usuário não tenha tanto contato com o calor, em mãos. O resultado é belíssimo e, creio, funcional. Acho que não chega a esquentar tanto diante do espaço diminuto do fornilho. Não há como inserir tanto fumo ali, para longas baforadas. Deveras, há um preconceito entre os aficionados com o metal; este é mais usado nos pipes de usuários de drogas como crack e alguns poucos maconheiros. Até hoje, só vi metal na haste dos cachimbos Falcon, em alumínio.

Enfim: o trabalho ficou lindo. Seria uma bela peça para ser posta à venda e, creio, atrairia muitos aficionados por baforadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou bosteje.