sábado, 15 de abril de 2017

The Walking Dead até agora e sua lição



Concluí hoje a sétima temporada de The Walking Dead. É uma série estendida mais do que deveria. Poderiam ter enxugado o roteiro e concluído tudo isso ao menos duas temporadas a menor. Agora é aguardar pela oitava e última parte dessa criação dos quadrinhos levada à TV que nos deu uma grande lição: não importa de que maneira haverá o colapso da civilização; após a hecatombe nuclear, natural, biológica ou seja qual for, o inimigo será sempre o outro.

TWD não caminhou no lugar comum de que todos nascemos bons e a sociedade nos corrompe. Somos contaminados com o pecado original; e apenas com disciplina, vida em sociedade, ordenamento moral e seu controle natural - e, claro, muita meditação e força de vontade - tentamos nos tornar melhor. Os sobreviventes do apocalipse zumbi se virariam bem depois do choque inicial. Os caminhantes são lentos e dá pra se manter seguro atrás de muros, plantando, colhendo e criando alguns animais. Os problemas sempre foram os vivos, desde a fuga da fazenda no início, passando pelo presídio atacado por um ex detento e pelo Governador até chegar aos pequenos povoamentos constantemente explorados e atacados por Negan.

Ler as HQs de Robert Kirkman e a adaptação para a TV por Frank Darabont me trazem à mente dois romances essenciais (ao menos para minha formação) sobre a natureza humana originalmente cruel. O primeiro deles é O Senhor das Moscas de William Golding, onde crianças deixadas à própria sorte num ambiente inóspito se tornam selvagens em pouco tempo. O segundo é A Dança da Morte de Stephen King. Aliás, vejo elementos em comum entre este último livro e a adaptação de Darabont. Só lembrando que este cara adaptou muitas obras de Stephen King para o cinema, incluindo Um Sonho de Liberdade e À Espera de Um Milagre.

A sétima temporada termina com o gancho para a grande batalha entre as tropas de Negan e os demais sobreviventes e foi dedicada à memória de Bernie Wrightson, cocriador do Monstro do Pântano. Precisei baixar, por conta, tanto esta quanto a sexta, pois a Netflix estacionou bastante tempo na quinta, o que é uma pena. Ainda acho difícil compreender porque, mesmo com tanta tecnologia à nossa disposição para acessar conteúdo protegido por direitos autorais, empresas de entretenimento mantém-se amarradas a contratos obsoletos para disponibilizar seriados de maneira mais rápida na Netflix.

Enfim, é isso. No aguardo da conclusão. Abraços errantes e até a próxima.


10 comentários:

  1. Não sabia que a próxima temporada seria a última. Ainda bem, porque TWD na TV se arrasta, contrastando com o ritmo frenético das HQ's! Penso igual a você, o principal problema na série são os vivos, os mortos tira-se de letra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta sétima deveria ter sido a "finale". Mas para variar conseguiram esticar o show para embolsar mais uma graninha... Há diversas fontes mencionando a oitiva como a última. Certamente, eles podem esticar mais ainda.

      Excluir
  2. Assim que lançou eu assisti, e desisti por não gostar logo após a primeira temporada, enquanto nos gibis eu não passei da #07, talvez tentando novamente nos dias de hoje, eu possa dar uma chance maior aos gibis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei das HQs, ganhas de alguém especial. Nem as teria comprado. Mas após os dois primeiros encadernados de presente, comprei mais alguns e achei legal. Mas não levarei a leitura até o final, creio. Tb por recomendação dessa mesma pessoa, dei uma chance à série e consegui me envolver com os personagens. Pensei em parar na sexta. Mas já estava no embalo então segui em frente.

      Excluir
    2. Hoje, dois anos depois, li e parei na #66, as HQs são ótimas mesmo, vou republicar esse seu texto, e o sobre Humberto Eco.

      Excluir
  3. li dezenas de edições dos quadrinhos, mas acabei cansando de ver os personagens serem vilipendiados ao extremo.

    quando o apocalipse zumbi ocorrer, quero ser um dos primeiros a bater as botas.

    abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "quero ser um dos primeiros a bater as botas"
      O instinto de sobrevivência sempre falará mais alto.
      Abraços, ScanT

      Excluir
  4. Preciso terminar a Sétima. Infelizmente o tempo está escasso e não consegui parar ainda para finalizar.
    O texto ficou bacana Cleiton, e é isso mesmo, o problema sempre foram os vivos.
    E você citou ali o Senhor das Moscas, cara lembro que quando vi o filme não estava sabendo do que se tratava e foi bem impactante para mim.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Comente ou bosteje.