sexta-feira, 3 de março de 2017

O caipirês do Chico Bento [ Divagações ]



A imagem da capa fictícia acima veio de uma das telas de História em Quadrões com a Turma da Mônica. A tela inspiradora é de Almeida Júnior e chama-se Caipira Picando Fumo, de 1893. A do Chico recebeu o título de Chico Tirando Palha de Milho, e data de 2000. Escolhi esta imagem para ilustrar o breve pensamento desta postagem.

Já falei algumas vezes sobre como acho ruins as mensais atuais da Turma da Mônica. Não vejo melhoras, à frente. Parece que a tendência é mesmo irem de mal a pior. Mas sempre dou uma chance ao Chico. Evito perder suas mensais. Sou grande fã do personagem. Para mim, é uma figura icônica, presente em minha vida desde minha infância. E, penso que suas HQs ainda mantém uma certa força em razão da linguagem utilizada pelos Estúdio MSP. Explico. Em tempos onde o criador da Turma da Mônica sente-se receoso em publicar qualquer coisa que aparente ser politicamente incorreto, chegando ao ponto de manter suas revistas (às vezes) intragáveis, é uma vitória os habitantes da Vila Abobrinha continuarem falando caipirês.

Sempre achei natural a linguagem utilizada nas revistas do Chico, pois ajuda a nos levar ao clima bucólico das tramas. Quando vejo histórias onde o Chico falava "normal", acho-as desagradáveis. Mesmo assim, já vi pessoas conhecidas perguntando "Como se deixa publicar algo assim para crianças? Tá tudo errado". Acredito que a pressão sobre o MSP com a fala peculiar dos caipiras seja grande. E, enquanto resistirem aos ataques dos chatos, a revista do Chico Bento ainda será um alento de esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou bosteje.