terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Os monstros de Gustavo Duarte [ HQ, Resenha ]



Planeta Terra, cidade... Santos (!?)

O velho Pinô, dono de bar, vive uma história de pescador. Em um dia, enfrenta três monstros gigantes sem deixar cair o palito de dentes da boca. Essa é a trama de Monstros!, última HQ de Gustavo Duarte. Já dei uma geral no trabalho desse magnífico artista aqui no blog. Quem gosta da nona arte precisa conferir a produção quadrinística desse premiado chargista esportivo. Esta é sua quarta HQ, saindo pela primeira vez por uma editora. E, como sempre, a Quadrinhos na Cia fez um trabalho primoroso: capa cartonada com orelhas e papel de elevada gramatura, em três cores. Esse belo álbum no formato 18 x 25 cm custa R$ 35,00 (mas comprei por R$ 20,00).

A obra - totalmente sem balão de texto ou recordatório - é uma grande homenagem ao tokusatsu e às monstruosidades a la Godzilla que sempre surgem do oceano para destruir a cidade de Tókio. Aliás, a HQ é dedicada ao Dr.º Gori, o macaco superinteligente que quer dominar a Terra no seriado Spectreman (para quem assistia à finada Tv Manchete, é muito bacana ver essa menção). Como sempre, Gustavo Duarte nos dá uma história simples, porém esperta e bem elaborada, com um final que não deixa a desejar. Destaco as referências às suas obras anteriores (Taxi, Sem Sal etc.), ao white russian (licor de café com leite, às vezes com um pouco de vodca, do jeito que o grande Lebowski gosta) e, para variar (!) à bandeira do clube esportivo Bauru pendurada por algum personagem.

A próxima HQ a ser publicada por Gustavo Duarte será a graphic novel do Chico Bento, pelo mesmo selo e formato de Magnetar com o Astronauta, de Danilo Beyruth, lançada pela Panini no mês passado. Estou no aguardo. A seguir, fique com uma página de Monstros! e aprecie o traço impecável do autor.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou bosteje.