segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Millôr 100 + 100: Desenhos e Frases



O melhor lançamento impresso do ano é Millôr 100 + 100: Desenhos e Frases. São 264 páginas com frases, pensamentos concisos e certeiros, de Millôr Fernandes. Para cada máxima escolhida por Sérgio Augusto, coube a Cássio Loredano (o maior caricaturista vivo do Planeta, para quem ainda o desconhece) selecionar uma ilustração inédita desse pensador-escritor-jornalista-dramaturgo-tradutor-desenhista para acompanhá-la.

Já comentei, noutro momento aqui do blogue, que o Instituto Moreira Salles tornou-se curador/depositário do acervo de Millôr no ano seguinte ao seu falecimento. O levantamento de Cássio Loredano apontou quase oito mil trabalhos em seu ateliê. Milhares de obras inéditas. Este livro é o primeiro fruto dessa garimpagem. E o resultado foi caprichado, como era de se esperar do IMS: brochura com orelhas generosas e miolo em pólen bold 90 g/m². Como as páginas são coloridas, além do deleite visual durante a leitura, a cada passagem de folha, ainda temos um efeito muito bonito no corte. Livrinho caprichado, mesmo. Digno de Millôr.

Conquanto os trabalhos gráficos sejam inéditos, destaco que alguns (poucos) são releituras de outros desenhos do próprio artista, que podem ser encontrados nos volumes “Desenhos” e “Tempo e Contratempo” (pelo que notei rapidamente, embora precise checar com mais afinco). Contudo, a grande maioria das ilustrações agora publicadas são coloridas. E não me canso de admirar as cores de Millôr, seu guache multicor e aquarelas suaves; além, claro, de muito nanquim a bico-de-pena no traço.

Em um dos cartuns, o próprio autor se retrata sonolento em sua poltrona, com dois livros ao chão, dos autores Paulo Coelho e Sarney. Na legenda, lê-se: “Há escritores que se acham eternos. Mas são apenas infindáveis”. A frase escolhida por Sérgio Augusto, junto ao cartum: “Um desses livros que quando você larga não consegue mais pegar”. Pois é. Essa edição do IMS é o inverso: um desses livros que, quando você o pega, não consegue mais largar. Sou mesmo grande fã do trabalho do Instituto. Já comentei, aqui, suas publicações voltadas a Saul Steinberg e sua obra: “As Aventuras da Linha” e “Reflexos e Sombras”. Preço de capa: R$ 50,00. Tiragem de cinco mil exemplares. 100 + 100, 100% recomendável!








Millor: Obra Gráfica - Millôr Fernandes por kleiton-alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou bosteje.