quarta-feira, 1 de maio de 2019

Glória Feita de Sangue [ Cinema ] e Filmografia de Stanley Kubrick [ Livro ]


Glória Feita de Sangue (Paths of Glory) é um daqueles filmes que nos fazem ter vergonha de ser humanos, em razão dos temas abordados: guerra, falta de caráter, mentiras, oportunismo, inveja, vaidade e egoísmo. Aliás, esta ideia é transmitida pelo Coronel Dax - protagonista interpretado por Kirk Douglas - quando se pronuncia ao seus pares, em um julgamento fajuto no Tribunal Militar onde três inocentes serão condenados à morte apenas para satisfazer o ego dos Oficiais superiores e como forma de abafar o grande equívoco que fora a missão suicida, de um regimento francês, em tentar invadir o domínio germânico - durante a Primeira Grande Guerra - sobre a colina "Formigueiro", próximo à fronteira. Esta produção de Stanley Kubrick é curta e data de 1957, mas já podemos conhecer a genialidade do Diretor/Roteirista, bem como o perfeccionismo que se lhe tornou marca registrada.

O roteiro foi adaptado pelo próprio Kubrick do romance homônimo de Humphrey Cobb. A história começa como um típico filme de guerra, passa à narrativa de tribunal e conclui com o insensato fuzilamento de soldados franceses condenados - de maneira notoriamente injusta - por um plenário de seus compatriotas. Após o fuzilamento, vários militares vão se divertir numa área recreativa, onde a grande atração é uma garota alemã levado ao local contra sua vontade. Os homens, há tanto tempo sem mal ver uma mulher, se exaltam e a ofendem, ainda mais por pertencer à nação rival. Para entretê-los, ela começa a cantar, e nos dá uma das cenas finais mais bonitas do cinema: nenhum daqueles homens queria estar ali.

Aproveito estes comentários a Paths of Glory para sugerir uma ótima publicação acerca do cineasta e sua obra: Stanley Kubrick - A Filmografia Completa, da Coleção Taschen 25 Anos. O trabalho caprichado da editora de arte fundada na Alemanha agrada ao tato: capa dura com sobrecapa, papel cuchê, e ótima impressão em suas quase 200 páginas, no formatão 31,0 x 25,0 cm. O livro começa destacando os trabalhos fotográficos de Kubrick para, após, seguir cronologicamente cada uma de suas realizações no cinema. Trabalho para fãs, com textos bem escritos (no português lusitano, infelizmente), informações úteis e fotografias bem legais dos bastidores de cada um de seus filmes.






2 comentários:

  1. Não conhecia o filme e já estou procurando para assistir. Kirk Douglas e Kubrick sempre merecem ser vistos. A cena escolhida para ilustrar o post é maravilhosa. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Obrigado!"

      Por nada e estamos aqui para melhor servir. :-)

      Abraços!

      Excluir

Comente ou bosteje.