segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Claudius: Quixote do Humor



Claudius: Quixote do Humor, foi uma exposição realizada no SESC - Santo Amaro, objetivando uma retrospectiva da obra de Claudius Ceccon (arquiteto, designer, cartunista etc.) ao longo de cinquent'anos de carreira. Dessa exposição, resultou um livrão pela editora do SESI-SP, reunindo desenhos de humor do artista. E edição tem 23,0 x 29,5 cm, com capa cartonada e orelhas generosas. O miolo é dividido entre polen bold e cuchê, com páginas em P&B e coloridas. Conquanto a obra seja bilíngue, as legendas em inglês não poluíram as páginas.

Gosto de tudo em Claudius: seu traço inconstante, suas experimentações, o tiro certeiro das boas ideias etc.. Só que não gostei tanto da seleção de material para esta edição. É que - sabe-se lá o porquê - foi dada muita ênfase ao pensamento politiqueiro (não político) do autor, assim como a inúmeros cartuns voltados ao sexismo (só que à misoginia, e nunca à misandria). Acabou parecendo panfleto pseudo-comunista daqueles intelectualoides que comem caviar e arrotam socialismo aos quatro cantos. Claro, o cartum é um instrumento de expressão política. Só que o Claudius tem muito material de humor mais descompromissado. Como leitor de cartuns, prefiro algo assim: mais suave. Há muita produção da era "Lula e Dilma", por exemplo, neste livro. Penso que essa realização mais recente poderia figurar numa edição específica. Compreendo, todavia, que a intenção foi traçar um panorama de "toda" da trajetória do desenhista; então, fazer o quê, né? No geral, recomendo a obra. Bons cartuns são sempre bem vindos.

Em tempo: o nome "Quixote do Humor" da exposição mencionado diz respeito, entre outras características do conjunto da obra de Claudius, a uma série de ilustrações realizadas sobre o personagem de Miguel de Cervantes e a luta inexorável contra os temíveis moinhos de vento gigantes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou bosteje.