sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Blogosfera, aqui me tens de regresso...



Olá, camaradas de armas. Esta é uma postagem teste ao mesmo tempo em que esclarece alguns pontos interessantes para quem acompanhava ou apenas conhecia meu antigo blogue, desativado sem demais explicações. Não tenho intenção de, no momento, repostar tudo o que já escrevi. Primeiramente, porque muita coisa se perdeu com o tempo. Quando falo em "perder-se" não é porque não a tenho. Seria como uma crônica, na verdade. Muitas crônicas, com o tempo, não se prestam mais à republicação, diante de sua efemeridade. Já postagens interessantes e atemporais - como várias resenhas de romances e quadrinhos - foram literalmente perdidas, pois é impossível eu ter feito backup de tudo. E, de certa forma, tanto faz. Cumpriram seu papel, pessoas leram, gostaram e isso é o que importa. 

O material que possuo salvo, penso, não se presta a postar aqui. Seguirei a recomendação do Gravior (vulgo ScanT) e, talvez, elabore um e-book gratuito (quem pagaria por isso?) com uma seleção de matérias que reputo úteis e com comentários extras sobre sua função em um blogue e pensamentos sobre essa estranha atividade contemporânea em manter páginas e compartilhar - como nunca antes em nossa História - ideias e sentimentos, gostos e bobagens. Não sei bem se compartilhamos tantas informações pessoais diante da facilidade oferecida pela tecnologia ou, talvez, por termos evoluídos social e espiritualmente neste sentido. Ou por ambos estes aspectos. Sem dúvidas, esse assunto dá pano para manga.

Sempre dei ênfase à escrita nos seis anos em que mantive meu extinto site. Agora, tentarei equilibrar vídeos com conteúdo escrito. E esta página seria o encontro entre ambas as forma de expressão. Acho isso enriquecedor e preciso exercitar esta forma de comunicação até mesmo para meu crescimento pessoal. Tentarei seguir dessa forma. E a plataforma escolhida será o Dailymotion, pois aprendi que vida digital é igual a investimentos: nunca coloque tudo numa única cesta. E, francamente, não quero mais dar essa colher de chá ao Google em produzir conteúdo que tem acesso, não embolsar nada (nunca monetizei o blogue anterior e a maioria dos vídeos não era monetizada porque sempre inseri áudios ou trechos de produções com direitos autorais) e, ainda, ser tratado de maneira desrespeitosa. Aliás, por isso mesmo, as postagens antigas serão reunidas em e-book disponibilizado no Scribd. Se o Blogger apagou tudo uma vez, é porque não as quer. O antigo site chegou a ter mil acessos diários. Depois, caiu bastante, mas nunca teve um dia onde houve menos do que 200 acessos e a média era entre 250 e 300 diariamente. Para uma pequena página que falava sobre tudo (de HQ da Mônica à geopolítica) e não possui atualização regular, acho que foi uma boa média.

Este espaço não terá a opção "seguir". Contudo, manterei uma lista de blogues amigos, a ser organizada mais à frente. Ainda preciso pensar melhor o leiaute. Enquanto não decido se reaproveitarei postagens antigas aqui, vou compartilhando vídeos que subi ao Dailymotion sobre investimento em metais preciosos. Havia um longo texto a respeito do tema no espaço anterior, mas estava dentre as postagens perdidas, já que era muito recente. Para não reescrever algo similar, preferi abordar o assunto em pequenos vídeos. Com a crise do dólar se aproximando, a impressão de dinheiro a rodo e sem compromisso e até mesmo a existência de fundos de metais sem lastro e vendas a descoberto, penso que nunca essa commodity foi tão importante.

Por enquanto é isso. Abraços e até a próxima!

2 comentários:

Comente ou bosteje.